Desde fevereiro de 2008, todos os municípios paulistas, bem como os órgãos estaduais já estão enviando suas prestações de contas eletronicamente ao órgão responsável pela sua apreciação: Tribunal de Contas do Estado.
O objetivo é diminuir o volume de papel, que muitas vezes é encaminhado em duplicidade, e ainda otimizar a informação apurada de maneira padronizada.
Para que todos os órgãos atendam a exigência no tempo hábil, está havendo uma “ corrida “ entre as empresas desenvolvedoras de softwares da área pública, para que seus clientes se adaptem ao Projeto AUDESP: Auditoria Eletrônica dos Órgãos Públicos.
O AUDESP começou a ser desenvolvido em meados de 2003, passando por várias fases, desde o levantamento de problemas, coletas de sugestões, reuniões periódicas e pesquisa do nível de informatização dos órgãos jurisdicionados, as quais apoiaram a decisão de modelagem do Sistema.
O Plano de Contas AUDESP, foi adaptado e extraído do SIAFI, que é o sistema que realiza todo o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil do Governo Federal, e o que torna mais interessante ao profissional e estudante contábil é que a nova estrutura foi elaborada para atender tanto as entidades que utiliza a contabilidade empresarial, como também a contabilidade pública.
O grande desafio é também, quanto a nova postura que os usuários dos sistemas, estão tendo que em enfrentar, pois houve uma padronização do plano de contas contábil, ou seja até 2007, cada órgão utilizava a codificação que lhe convinha ou que lhe era disponível, porém a partir de 2008 todos os 645 municípios já deverão contabilizar suas informações, através de um plano de contas padrão.
segunda-feira, 28 de julho de 2008
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